Você está em: Home >> Liturgia / Sacramentos

LITURGIA E ANO LITÚRGICO

Liturgia é o Serviço à vida. Liturgia é celebrar a vida de Cristo. Em Cristo formamos uma grande liturgia, celebrando os seus passos, sua dor, seu sofrimento, seu sacrifício de amor por nós, sua paixão, sua morte e sua ressurreição. É a ressurreição de Cristo que nos assegura a alegria de celebrarmos Jesus Eucaristico Vivo em meio a nós.

A Liturgia Romana se categoriza em duas:

OFICIO DIVINO OU LITURGIA DAS HORAS: Rezamos durante seis horas do dia (laudes [6h], hora média [9, 12 e 15h], vésperas [18h] e completas [ao dormir]) hinos, salmos, canticos, preces e orações, como fazia o próprio Jesus em seus momentos de oração. No Ofício divino a liturgia se desdobra em: Introduçao, Hino, Salmos do Saltério (livro), Leitura Breve e Responsório, Cântico Evangélico, Preces dos Fieis, Oração Final (da Coleta) e bênção.

LITURGIA DA SANTA MISSA: Rezamos os acontecimentos da vida de Cristo narrado nos evangelhos, o sacrificio Eucaristico e a passagem de Jesus da morte para a vida (páscoa). Em toda Celebração Eucarística (missa) revivemos o sacrifício de Cristo, partilhamos a palavra e comungamos a Cristo Corpo e Sangue, verdadeira comida e bebida que nos sacia para a vida eterna. Sendo assim, celebramos o ponto alto da fé Cristã: a páscoa de Jesus, que nos dá seu corpo e sangue como alimento através da Eucaristia. Na Missa a liturgia se desdobra em: Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental, Rito da Comunhão e Ritos Finais.

ANO LITÚRGICO

A Igreja Católica possui um ciclo anual diferente do ciclo que o nosso mundo vive normalmente. É o chamado ano litúrgico, que não começa em janeiro, e sim,às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de novembro,  ou seja, no Tempo do Advento.

Na Igreja,  são vividos 5 tempos litúrgicos diferentes;  em ordem cronológica, são: Advento, Natal, Tempo Comum (1ª parte), Quaresma, Páscoa e o Tempo Comum (2ª parte).
    E não é só isso. Além do ano e tempo litúrgico, especialmente aos domingos vivemos também um ciclo anual para as leituras.
    Este ciclo anual litúrgico foi criado para uma melhor disposição das leituras bíblicas na liturgia. São divididos em 3:  Ano A,  com uma seqüência de leituras apropriadas, sob referência  ao  evangelista São Mateus;  Ano B,  com outra seqüência de leituras, e temáticas  voltadas ao evangelho de São Marcos;  e o  Ano C,  com outra gama de leituras, só que  desta vez voltadas as palavras do  evangelista  São Lucas. Temos ainda leituras do evangelista São João, que são disponibilizadas ao decorrer do ano em alguns domingos do Tempo Comum, como o 2º Domingo (Bodas de Canaã), por exemplo, e também usadas em algumas festas da liturgia.

Conheça o sentido de cada tempo litúrgico, ANALISANDO O CÍRCULO ABAIXO E NAVEGANDO NAS ABAS PARA MELHORES DETALHES: