Você está em: Home >> Liturgia / Sacramentos >> Batismo - Sacramento e Normas

SACRAMENTO DO BATISMO E NORMAS PARA O BATISMO DE CRIANÇAS

SACRAMENTO: Segundo o Catecismo da Igreja Católica, livro que ensina a doutrina, os sacramentos são "sinais sensíveis e eficazes da graça instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina"  Em outras palavras, anda em santidade quem vive a vida em Deus através do culto aos sacramentos.

BATISMO: O Sacramento da iniciação cristã. O primeiro de sete adotados pela Igreja Católica: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia (sacramento da comunhão), ordem (ministro ordenado), matrimônio e unção dos enfermos. O BATISMO é o sacramento da vida cristã. Revestidos pelo espírito Santo, somos revestidos de Cristo, e passamos a ser chamados de Filhos de Deus, sendo assim nascidos para uma vida nova. BATISMO é sério: é compromisso de pais e padrinhos para o engajamento da criança/adulto na vida cristã, de missão, seguimento e evangelização da Palavra de Deus. Somos confirmados, pela graça do Batismo, templos vivos do Espírito Santo de Deus por intermédio de Jesus Cristo.

NORMAS PARA O BATISMO:

Os critérios e datas para o batizado na Paróquia são os seguintes:

1. CRIANÇAS: - Ter no máximo 7 anos incompletos até a data do Batismo. Foi  extinta  a  exigência de autorização (transferência)  para batismo, ao menos que a mesma pertença a outra Diocese.
     2. PADRINHOS: -  Quando forem marido e mulher, deverão ser casados no civil e no religioso, independente da situação dos pais, pois quem assume a responsabilidade  da  educação religiosa  da criança são os padrinhos. Portanto, o testemunho deve partir dos mesmos.No caso dos padrinhos serem apenas conhecidos um do outro,  ou parentes, seria aconselhável que apresentassem na Secretaria o  comprovante  de que  são  batizados na Igreja  Católica Apostólica  Romana. (certidão ou lembrança  do batismo). A idade mínima dos padrinhos é  de 16 anos, desde que já tenha sido crismado(a), ou então acima de 18 anos.

3. PEDIDO DE BATISMO: - Deverá ser entregue em até 5 dias antes  da  data do cursinho  na  Secretaria para que possamos fazer o comprovante.

Preparação Batismal: 1º Sábado do mês, às 18:30hs, na matriz. (Marcar na secretaria)