Você está em: Home >> Sobre nós >> Nosso Bispo e Nosso Pároco

NOSSO BISPO DIOCESANO

- Dom Manuel Parrado Carral nasceu em San Roman-Santiso, província de La Coruña / Espanha,  aos 29  de setembro de 1946.
- Foi  ordenado sacerdote aos 10 de dezembro de 1972, na Diocese de Santo André, em Santo André-SP.
- Foi  Missionário do Projeto Igrejas-Irmãs, na Diocese de Santarém.
- Foi  Reitor  do  Seminário de Teologia da Diocese de Santo André-SP
- Fez parte do Colégio de consultores, do conselho presbiteral, do Conselho Pastoral e do  Conselho  Econômico da Diocese de Santo André.
- Foi sagrado Bispo aos 03 de janeiro de 2001.
- Nomeado  Bispo  Auxiliar  da Arquidiocese  de  São  Paulo em 10 de março de 2001.
- Nomeado pelo Exmo. Sr. Cardeal Moderador da Cúria Metropolitana de São Paulo.
- Responsável pelos Institutos de Vida Consagrada.
- Nomeado Bispo da Diocese de São Miguel Paulista em 9 de janeiro de 2008.

Lema Episcopal: "Anunciamos Jesus Cristo".

Que Deus o abençoe em sua missão como pastor de nossa Diocese! Amém!

NOSSO PÁROCO

Padre Valdir Viana, nascido em 27 de setembro de 1947 em Onda Verde - SP, foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1985, dia de Santo André Apóstolo. Assumiu a paróquia de São Benedito em 1990, quando o padre José, que na matriz estava desde 1967, havia sido nomeado Vigário Geral da nova Diocese  de São Miguel Paulista  e cura da Catedral de São Miguel Arcanjo, para trabalhar juntamente a Dom Fernando Legal, sdb, na época (1989) nomeado bispo titular desta mesma Diocese. A nova Diocese fez a região desmembrar-se da Arquidiocese de São Paulo.

Fez muitas reformas na matriz e a transformou, com a ajuda dos fieis paroquianos, num grande templo dedicado a São Benedito que o bairro merecia. Em seus quase 30 anos de sacerdócio, luta com vigor pela evangelização do bairro de Guaianases. O novo templo, reinaugurado em 10/10/2004, foi sagrado pelas mãos de Dom Fernando Legal, sdb (hoje bispo emérito) e dedicado a Sâo Benedito. Mais detalhes na nossa coluna "sobre nós' >> "sagração da matriz", ou clicando no link da enciclopédia, logo abaixo.

Outros assuntos sobre padre Valdir e Igreja Matriz

Pároco da Igreja de São Benedito desde 1990, como diz o site wikipedia

ABAIXO, VÍDEO QUE CONTA UM POUCO A HISTÓRIA DO NOSSO PÁROCO:

NOSSO BISPO EMÉRITO

Dom Fernando Legal, SDB, nascido a 17 de dezembro de 1931, é um bispo salesiano brasileiro, atual bispo emérito de São Miguel Paulista. Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1959 e sagrado bispo em 31 de maio de 1980, fez história na nossa diocese após o período "arquidiocesano" pastoreado por Dom Angélico Sândalo Bernardino até 1989. Destacamos a Campanha da Fraternidade como seu meio forte de atuação durante todos os anos de seu Episcopado.
      Com a criação da Diocese de São Miguel, em 1989, Dom Fernando foi bispo da mesma até o final 2006, quando renunciou o cargo ao fazer 75 anos de idade conforme norma do código de direito canônico. Seu zelo como pastor, dedicação e formação ao povo santo de Deus são inesquecíveis aos olhos de todos os fieis diocesanos.
         Após a renúncia, aceita pelo então Papa (hoje émerito) Bento XVI, continuou administrando a Diocese de São Miguel até 2007, ano em que Sua Santidade nomeou a Dom Manuel Carrado Parral como o episcopado de nossa região.

Alguns momentos da vida e obra de Dom Fernando Legal, de acordo com o site "açãojose":

"...Dom Fernando nasceu em São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1931. Nascido no seio de uma família cristã, num total de oito irmãos, teve pai operário e mãe dona de casa. Filho mais velho iniciou seus estudos freqüentando o Grupo Escolar da cidade de Bragança Paulista, pois morou algum tempo com sua avó. “Foi uma caminhada simples, muito normal pautada pela presença e oração de Deus, que nos tira do nada, nos dá a vida e, também, nos dá uma missão que deve estar dentro de um plano de salvação”, medita o bispo. Ainda em Bragança, Dom Fernando recebeu a 1ª Comunhão e o sacramento da confirmação (Crisma).

Seu desejo de ser padre aconteceu desde pequeno. Aos 13 anos, entrava para o seminário. Voltando para São Paulo, estudou no Colégio Santa Terezinha, zona norte, na Congregação Salesianos de Dom Bosco. Cursou o Ginásio por quatro anos, fez um ano de Noviciado, três anos de Filosofia, três anos de Prática de vida Salesiana como professor e educador; e depois a Teologia no Instituto Pio XI. A sua ordenação como padre ocorreu no dia oito de dezembro de 1959. No 1º ano de padre atuou na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, depois foi para a Itália, morando em Turim e Roma, onde completou seus estudos teológicos e na área de sociologia. De volta ao Brasil foi reitor e formador nas áreas de Teologia Fundamental e Teologia Moral.

Dom Fernando legal foi nomeado Bispo diocesano de Itapeva, por sua Santidade o Papa João Paulo II, em 28 de março de 1980, sendo sua sagração, em 31 de maio de 1980. É transferido como Bispo de Limeira, em 25 de abril de 1985, tomando posse no dia dois de julho do mesmo ano. Em 15 de março de 1989, Dom Fernando é transferido como primeiro Bispo diocesano da recém criada Diocese de São Miguel Paulista. Sua posse aconteceu em 28 de maio de 1989..."

Lema Episcopal: "Cum Matre Iesu" (Com a Mãe de Jesus)

Que Deus o abençoe em sua missão como pastor de nossa Diocese! Amém!