Você está em: Home >> Sobre nós >> Pastorais e Movimentos

PASTORAIS E MOVIMENTOS

São criados pela Diocese ou pelo Conselho de Pastoral Paroquial. São formadas por leigos voluntários com o objetivo de prestar serviços a Igreja auxiliando o pároco junto aos paroquianos.

Contamos hoje com aproximadamente 26 serviços de pastorais, movimentos e ações, entre os de formação, de devoção, social e de apoio. São todos coordenados pelo Pároco, Padre Valdir Viana, que há 25 anos está nesta paróquia.

A seguir, citaremos algumas:

PASTORAIS EXISTENTES - (pastoral é um serviço da igreja que acolhe, conduz, prepara e envia os fieis à missão evangelizadora no serviço a Cristo)

Batismo (pastoral que encaminha os filhos prediletos do Pai a iniciação e vivênvia da fé cristã. Através do batismo na água somos chamados filhos do Deus Pai, Filho e Espírito Santo)

Catequese (pastoral do ensino bíblico, aprendizado cristão, que encaminha as crianças para a vivência melhor de sua fé, e por sua vez a prepara para os demais sacramentos)

Litúrgica (envolve todas as demais, porém, é subcategorizada em 2: Celebração Liturgica (salmistas e leitores), Celebração Litúrgica (preparação do altar e das celebrações de missas e ofícios)

Matrimônio (encaminha os corações  do homem e da mulher a definitiva aliança com Deus: "O que Deus unir jamais o homem  o  separe". Prepara os noivos para o casamento cristão)

Comunicação (promove a igreja na mídia social, levando aos lares a boa nova de Cristo, evangelizando os fieis unidos e afastados, e promovendo  a vivência cristã através da informação)

Dízimo (promove a partilha, estimula a esmola e ajuda no 'ser cristão'. A pastoral que ajuda  a casa do pai a se manter, a ser mais aconchegante c'os próprio irmãos que nela professam sua fé)

MOVIMENTOS EXISTENTES - (Movimento é uma equipe que, seguindo um modelo de fé cristão de seu fundador, serve a Deus e a igreja piamente)

Vicentinos (Fundado em 1833 na frança, por Frederico Ozanam e companheiros, chegou ao brasil em 1872 através de Frederico Ozanam. Inspira-se no modelo de fé de São Vicente de Paulo)

Renovação Carismática (O Movimento de Renovação carismática católica nasceu a partir dos anos 1960 e tem como finalidade principal propagar o Pentecostes na vivencia batismal)

Mãe Peregrina (Padre José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt (Alemanha, 18/10/1914). Na capela de um antigo cemitério, deu inicio a devoção mariana da Aliança de Amor)

Legião de Maria (Movimento de devoção a Maria, Mãe de Jesus, A legião é uma associação com finalidade de auxiliar a evangelização na igreja, sob proteção de Maria)

Apostolado da Oração (Seguindo o manso e humilde coração de Jesus, é um dos mais antigos movimentos da igreja, baseado no amor, na adoração eucarística e no serviço a Igreja)

OUTROS

Jovens (quando não vinculado a pastoral da juventude, se equipara a um movimento. A pastoral da Juventude encaminha os jovens a Igreja de Cristo e ao serviço aos irmãos)

EJC (Encontro de Jovens com Cristo) - Serviço da pastoral da juventude, se na paróquia houver. Caso não, torna-se uma ação de evangelização. Sua finalidade é resgatar jovens afastados da igreja ou que não a conhecem.

ECC (Encontro de Casais com Cristo) - Serviço da Pastoral Familiar, se na paróquia houver . Caso não, torna-se uma ação de evangelização. Sua finalidade é para resgatar casais que contraíram o sacramento do matrimônio, mas estão afastados da igreja ou que não a conhecem.